BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sapos de Chocolate - Tom Riddle Sr.

Desenho por http://gangstersteph.deviantart.com/



Harry Potter e o Cálice de Fogo [GoF] abre falando de uma cidadezinha chamada Little Hangleton e de uma família rica que morava lá, os Riddle. De acordo com o primeiro capítulo do livro, o Sr. e a Sra. Riddle não eram lá flores que se cheirem e o seu filho, Tom, também seguia a mesma trajetória dos pais... Ou seja, os três eram esnobes, andavam de nariz empinado para lá e para cá e não eram nada simpáticos, tanto que quando eles apareceram mortos, ninguém lamentou muito a morte dos três.Ouvimos falar de novo dos Riddles em Harry Potter e o Enigma do Príncipe [HBP], onde vimos que na mesma cidadezinha havia uma outra família que contrastava muito com a rica família Riddle, os Gaunts. E é a partir daí que a gente conhece um pouquinho mais sobre o personagem de Tom Riddle Sr.... Mas bem pouquinho mesmo.


Na cena em que é mostrada a família Gaunt, o jovem Sr. Riddle passa cavalgando na frente da casa dos bruxos, junto com outra moça, Cecilia, e chama a atenção dos Gaunts. Morfin Gaunt diz que a irmã era apaixonada pelo trouxa, o que deixa Marvolo, o pai, irritadíssimo, afinal... Sua filha, uma pura descendente de Salazar Slytherin, apaixonada por um trouxa nojento? Tsk tsk... Bom, nessa mínima cena na qual Tom Riddle aparece podemos perceber algumas coisas:


1- Ele era bonito. Muito bonito.
2- Ele era rico.
3- Ele desprezava os Gaunts.
4- Era galanteador.


Depois nós juntamos essa pequena imagem do Sr. Riddle com outras coisas que ouvimos sobre ele nos outros livros:


1- Ele era esnobe.
2- “Ele abandonou a minha mãe quando descobriu que era uma bruxa” – Tom Riddle Jr. em CoS


E temos uma idéia de que o cara era o maior babaca existente na face da Terra... Bom, eu vou tentar mostrar o meu ponto de vista sobre esse personagem que muita gente odeia.


Pra começar, eu imagino ele sendo orgulhoso, esnobe e etc. Tom viveu em uma cidadezinha de interior e faz parte da família mais influente do lugar, acho que isso pode muito bem ter subido a cabeça dele e o deixado todo “Mimimi sou o melhor!”.


Na verdade, eu tenho o péssimo hábito de comparar os Riddles de Little Hangleton com os Malfoys... Pra mim eles são versão trouxa dos Malfoy, ou seja, Tom Riddle Sr. é um Draco Malfoy, só que trouxa.


Draco aparece nos primeiros livros como sendo aquela criatura chata que adora atazanar os outros, se achar porque vem de uma família nobre e porque tem dinheiro. Mas, em HBP, o jovem Malfoy mostra que tudo aquilo era uma grande máscara por detrás da qual ele escondia o menino assustado que ele era.


Ora, eu vejo muito disso no Tom Sr. Ele sempre se impôs perante os outros moradores de Little Hangleton e tals, mas na hora em que se viu sozinho e “em perigo”, a única coisa que fez foi fugir.... Mas a gente já chega lá.


Bom, a visão que os Riddles têm dos Gaunts é simples: eles são nojentos, pobres e esquisitos. Imagine quantas vezes eles não viram Morfin sentado no jardim, falando sozinho em uma língua esquisita? Ou quantas vezes Marvolo não tentou intimidá-los com aquela conversa de “somos sangues-puros bla bla bla”? E quantas vezes será que a Merope não deu uma de stalker atrás do Tom Sr.?


Okay... As tentativas da Merope de pôr as mãos no jovem Sr. Riddle deram certo, e daí? Bom, um dia a garota decidiu que talvez fosse legal parar de dar Amortentia pra ele, afinal, ele já a estaria amando naquela altura do campeonato, não é mesmo? Pobre, pobre Merope, você errou feio, querida.


Agora, antes de saírem tentando apedrejar o homem por ter deixado a Merope, vejam se o que eu digo faz sentido...


Tom Riddle só sabia algumas coisas sobre a menina Gaunt:


1- Ela era uma Gaunt.
2- Ela era estranha.
3- Ela tinha uma estranha fixação com ele [acho que ele devia saber disso]
4- Ela era uma Gaunt. [Isso já é motivo suficiente para causar um certo desprezo no Tom...]


Agora, imaginem-se no lugar dele: você um dia acorda e percebe que não está na sua casa, mas em um lugar totalmente desconhecido. Você olha pro lado e se vê deitado ao lado de uma mulher sobre a qual você não sabe quase nada [a não ser aquelas coisinhas que eu disse ali em cima]... O que você faria? Bom, eu, pelo menos, iria pirar.


Acho que o Tom se desesperou quando a Merope parou de dar a poção para ele. Foi tipo um balde de água fria jogado sobre a sua cabeça e, tipo, ele nunca havia levado um bom “banho de água fria” como aquele... E acho que a Srta. Gaunt não ajudou muito. Não sei, mas eu imagino que o Riddle entrou em pânico e a Merope também entrou em pânico na hora... Ela não sabia como explicar o que havia acontecido, então só devia ficar repetindo coisas sem noção como “Foi para o seu bem”, “Não quis te machucar”, “Por favor, não me deixe”, “Estou esperando um filho seu”....


“Estou esperando um filho seu”... Putz, essa frase deve ter feito o Tom quase desfalecer. Não sei vocês, mas eu imagino a família Riddle uma família muito certinha, sabe? Acho que Thomas Riddle [pai do Tom Sr.] era o tipo de pai de família que não admite deslize por parte dos outros, sabe? Então, na cabeça do Tom Sr., se o pai soubesse que ele ia ter um filho com a filha de Marvolo Gaunt era a mesma coisa que assinar a sua sentença de morte.


Então ele fugiu... Porque ele nunca se viu encarando uma situação daquelas sozinho, esteve sempre debaixo das asas dos pais. E vou falar mais: acho que ele teve vontade de ir atrás do filho, mas não foi porque:


1- Se a sua família descobrisse que ele tinha um filho, ele estava morto.
2- Ele tinha medo de que a criança fosse igual a mão, ou seja, um bruxo.
3- Ele não sabia se tinha a capacidade de cuidar de um filho por conta própria.


Agora, imaginem o susto que ele não levou quando Tom Riddle Jr. apareceu em sua casa um dia? Eu tenho a cena do assassinato dos Riddles toda montada na minha cabeça, não é de se surpreender que seja uma das cenas que eu mais escrevo e reescrevo em fics XD... Mas eu vejo ele ficando o tempo todo quieto, tentando entender o que estava acontecendo e, quando finalmente chegou a hora do Tom Jr. apontar a varinha pra ele e dizer “Avada Kedavra”, Tom Sr. deve ter se desmanchado em súplicas de perdão e ofertas para que o filho não o matasse.



Não deu certo, Sr. Riddle.

  • Pequenas curiosidades:
- Tom Riddle Sr. nasceu em 1905, de acordo com o filme Harry Potter e o Cálice de Fogo [aparece a data de nascimento na lápide dele], apenas 4 anos após o nascimento de Walt Disney [1901].

- De acordo com a lápide dele em Cálice de Fogo, ele morreu em 1943, com apenas 38 anos.

- Quando Tom Riddle Jr. nasceu, seu pai tinha apenas 21 anos.

E eu escrevi um texto sobre o Tom Sr. D: Fez sentido? Ou eu pirei bonito?

1 comentários:

Lucy Costa disse...

Muito bom o texto! Parabéns pela sua análise!